Uma nova pesquisa da Universidade de Cambridge associa excesso de peso a falhas de memória em jovens. O excesso de peso tem sido relacionado, em outros estudos, com um mau funcionamento do hipocampo, a área cerebral ligada à memória e à aprendizagem, e ao lóbulo frontal, a parte envolvida na tomada de decisões e na memória.
Neste estudo participaram 50 jovens adultos com idades entre os 18 e os 35 anos, com diferentes índices de massa corporal. Os participantes que tinham o maior índice de massa corporal (obesidade) tiveram menor rendimento nas tarefas de um teste de memória episódica. A memória episódica é aquela memória que nos permite recordar eventos que vivemos, como por exemplo, o que jantamos na noite anterior.
Os pesquisadores alertam que a possibilidade de existirem défices de memória episódica em pessoas com excesso de peso é preocupante, especialmente dada a crescente evidência de que a memória episódica pode ter uma influência considerável no comportamento alimentar e na regulação do apetite.
Este estudo é mais uma chamada de atenção para a importância de se criarem meios para a promoção de hábitos de vida saudáveis na juventude e a premência de estratégias de intervenção na obesidade.