Um novo estudo foi recentemente publicado no jornal AGE comprovando os benefícios do treino cognitivo, neste caso na melhoria da capacidade multitarefa. A equipa da investigadora Sylvie Belleville da Universidade de Montreal comprova nesta pesquisa qual a área do cérebro responsável por conseguir-mos dar atenção e realizar duas tarefas em simultâneo (capacidade multitarefa) e de que forma a podemos treinar para a manter ou mesmo melhorar.
Mas porque é que esta capacidade é importante nas nossas vidas? A investigadora explica que frequentemente usamos essa capacidade no dia-a-dia, como por exemplo, a atravessar a rua a falar ao telemóvel ou a conduzir enquanto conversamos com um passageiro, porém esta capacidade tende a diminuir com a idade, são os idosos os que mais têm dificuldades a realizar tarefas ao mesmo tempo e a dividir a sua atenção, este facto tem sido associado a vários resultados negativos como quedas ou acidentes de viação. Este estudo foi assim realizado com população idosa e demonstrou que exercícios que exigissem flexibilidade mental e controle da atenção, bem como, alternar essa atenção de uma tarefa para outra, isto é dar 80% de atenção à tarefa A e 20% à tarefa B, antes de mudar para 50-50 ou 20-80, desenvolvia a habilidade dos participantes para conseguir realizar tarefas ao mesmo tempo.
Os resultados da pesquisa permitem melhorar a vida dos idosos que é tão importante desde já porque cada vez têm uma maior longevidade. O treino cognitivo apresenta-se assim como um excelente auxiliar para prevenir o envelhecimento do nosso cérebro.