O combate à doença de alzheimer (DA) tem sido um grande desafio para a ciência, muitos estudos têm sido publicados no sentido de compreender os mecanismos da doença e na procura de linhas de tratamento. Mas, apesar dos esforços até agora ainda não existe uma cura para esta demência que afeta gravemente o cérebro. Muitas pessoas pensam que por não existir cura pouco ou nada se pode fazer, tal já não é verdade. Investigadores têm vindo a comprovar que existem formas para atrasar a manifestação da doença ou mesmo prevenir o seu aparecimento. O tratamento para já parece ser a Prevenção.
Os fatores apontados como protetores de Alzheimer, os heróis deste combate são:
↑ Exercício Físico
↑ Alimentação Saudável
↑ Estimulação Intelectual
↑ Socialização
No fundo procurar ter uma vida física, mental e social ativa tem efeitos benéficos na saúde do corpo e do cérebro. Ajuda a manter as habilidades motoras e cognitivas (ex: memória, atenção, orientação) protegidas.
Contudo, a idade avançada trás por si só inúmeras desvantagens e uma delas é o risco de aparecimento da Doença de Alzheimer. Estatísticas demonstram que após os 65 anos, o risco dobra a cada 5 anos.
Para além da idade existem outros vilões que colocam o cérebro em risco:
↓ Perturbações no Sono
↓ Causas Genéticas
↓ Hipertensão
↓Colesterol
↓Dependência de Alcool
↓ Diabetes
↓ Obesidade
↓ Tabagismo
↓ Depressão
↓ Sedentarismo
Todos estes fatores poderão contribuir para desencadear o mecanismo responsável pela degradação cerebral na DA: o acúmulo das proteínas beta-amiloide e tau sob formas nocivas para o cérebro.
Este esquema sintético permite analisar que o combate contra a DA é desigual pois os fatores de proteção poderão ajudar a prevenir ou a retardar os sintomas da doença, mas caso a doença se instale já não a conseguem reverter.
Porém esta batalha não é inútil, pois cada dia conta!
Quanto maior o conhecimento acerca dos fatores de risco e de proteção cada pessoa poderá agir e modificar o que vai mal no seu estilo de vida.
Só assim se somam mais dias com qualidade à nossa vida!