À medida que o tempo passa e ainda que esteja de boa saúde a nível mental, a atenção, a memória, o planeamento de ações podem começar a diminuir. Para retardarmos o soar do alarme, nada como estabelecer um plano para estimular a nossa parte cognitiva. É isto que os Programas de Estimulação Cognitiva (PEC) fazem, são um plano de exercícios que põe o cérebro a trabalhar, mantendo ativas certas capacidades, como é o caso da memória.
O cérebro tem a capacidade de modificação e de adaptação, chama-se a esta capacidade plasticidade cognitiva, no fundo permite às pessoas a possibilidade de compensar possíveis perdas de capacidades que possam surgir.
Estudos publicados que avaliaram a eficácia de intervenções cognitivas com vários tipos de população nomeadamente com idosos saudáveis ou com declínio cognitivo ligeiro a moderado, têm demonstrado os benefícios no rendimento cognitivo e no bem-estar dos participantes. Existem vários programas de treino cognitivo diferentes que variam consoante os objectivos que a pessoa pretende alcançar.
O treino cognitivo é assim uma das boas formas de combater os efeitos desfavoráveis do envelhecimento na nossa mente, é através de estimulação que se consegue diminuir o risco de compromisso cognitivo e proteger o cérebro contra possíveis doenças, como por exemplo Alzheimer. O objetivo final é o de proporcionar saúde mental para que as pessoas vivam bem por mais tempo.
o MAIS MEMÓRIA desenvolveu para sí exercícios on-line para a sua MEMÓRIA, clique na imagem para experimentar!
Porque a saúde exige um treino diário!




nunca é tarde para aprender! Sejam danças ou cantares; seja manusear o computador ou fazer objetos a partir de material reciclado. Olhe à sua volta, saia da rotina e aprenda algo completamente novo. Pode demorar mais tempo, mas o seu cérebro agradece e aplaude esses novos desafios.
.Não é boa política alimentar-se apenas quando tem um “ratinho a roer no estômago”. Faça um esforço e tenha rotinas alimentares saudáveis. Nos intervalos, experimente trincar uma fruta ou aproveite para beber chá verde e café, sempre em doses moderadas. Está provado que os frutos mais amigos do cérebro são: as nozes e os frutos vermelhos. Abuse deles!